Zen Budismo

12/08/2009 at 10:00 am 8 comentários

Fonte: Andarilhos do Ser

Imagem: Andarilhos do Ser

“Se alguém suspeita que o Zen é sentimentalista, sua suspeita se desvanecerá rapidamente ao considerar a vida de um samurai.” – Alan Watts, O Espírito do Zen

 Meu interesse pelo Zen Budismo começou quando comprei o livro O Espírito do Zen, de Alan Watts, editora L&PM. Na época, eu estava lendo livros da Geração Beat (Kerouac, Ginsberg, etc). Alguns desses escritores se consideravam praticantes desta linha budista (embora eles tenham dado uma interpretação muito pessoal aos conceitos Zen). Eu queria saber do que o Zen se tratava, mas minha curiosidade pelo assunto era apenas intelectual. Pois há muito tempo desconfio de todas as ideologias e crenças, não só religiosas, como políticas, filosóficas, etc. Respeito todas – algumas mais que outras – mas elas sempre me soaram insuficientes e dogmáticas.

 Porém, ao ler O Espírito do Zen descobri uma religião (linha de conduta talvez seja uma expressão mais precisa) que rejeita dogmas. O Zen até mesmo admite a possibilidade de não existir vida após a morte (mas nem todos os mestres concordam integralmente com isto). Lembro do dia em que participava de uma sessão de meditação para iniciantes no Templo Taikozan Tenzuizenji. Um novato perguntou a um mestre como o Zen Budismo encarava a reencarnação (idéia forte no budismo tibetano, mas não japonês como o Zen). O mestre contou a história do samurai que atingido por uma flecha, precisava retirá-la para parar o sangramento. Mas o furioso samurai só queria saber de onde veio a flecha, quem disparou, onde o inimigo estava para vingar-se, etc. Até alguém gritar “TIRE A FLECHA”.

 Esta história resume o que a postura Zen significa para mim. Trata-se de parar de lamentar o passado e de ter medo do futuro. A idéia é vivenciar plenamente sua vida, um momento de cada vez, incluindo os banais. E de buscar a perfeição em cada atividade que realiza, rejeitando o sofrimento ao fracassar nessa busca (pois era impossível mesmo). Postura nada fácil de praticar, admito.

 O Zen é mais abrangente que isto, mas por enquanto isso basta como introdução. Caso você queira saber mais, eu recomendo como leitura tanto O Espírito do Zen como Mente Zen, Mente de Principiante, do mestre Shunryu Susuki, editora Palas Athena. Nessa ordem, inclusive. Apenas aviso que a leitura não basta para ser Zen. É preciso prática-lo diariamente e o principal pilar de sua prática é a meditação, especificamente a meditação sentada (Zazen). Mas isso é assunto para outro post.

O Espírito do Zen

Mente Zen, Mente de Principiante

Wikipedia

Anúncios

Entry filed under: Diário, Livros, Meditação. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , .

O Primeiro Passo Discovering Orson Welles

8 Comentários Add your own

  • 1. Ailton Monteiro  |  17/08/2009 às 4:20 pm

    Os únicos livros que eu li sobre meditação foram os do Osho. Sempre tive vontade de praticar, mas não o suficiente para entrar de cabeça e ficar pelo menos meia hora tentando.

    Responder
    • 2. brunoamato  |  18/08/2009 às 8:42 am

      Ailton, nunca li Osho, mas sei que ele é um cara muito controverso no universo da meditação, do zen budismo, etc. Em todo caso, o ideal é começar a meditar apenas uns 5 minutos por dia e só com a prática e tempo livre aumentar essa duração. Começar com meia hora não dá certo haha

      Responder
      • 3. Caio  |  22/10/2010 às 12:05 pm

        Cara, fui numa Sangha aqui no Rio e peguei uma meditação de meia hora, fui normal, nem senti… Nunca tinha feito. O pessoal da Sangha ficou meio de cara com isso… Pq a maioria sai bem antes das meia hora.

  • 4. Rogerio  |  22/08/2009 às 9:24 pm

    Oi Bruno, eu terminei de ler a pouco tempo um livro chamado ” Meditação Ocidental – pacificando a mente na vida diária “. É um livro muito interessante que se baseia em tecnicas ocidentais de meditação e ensina as pessoas a buscar referências interiores sem ficar muito preso aos ensinamentos milenares e as vezes muito maçante. O autor é fisioterapeuta e instrutor de Hatha Yoga. Achei o livro prático e funcional. Grande abraço !!!

    Responder
    • 5. brunoamato  |  23/08/2009 às 9:50 am

      Valeu pela dica Rogério! Vou dar uma procurada nesse livro sim, acho que já tinha ouvido falar dele. Eu gosto de “ensinamentos milenares”, mas apenas quando eles tendem a ser mais diretos e menos rebuscados. Grande abraço e volte sempre!

      Responder
  • 6. antonio  |  12/02/2010 às 12:52 pm

    ola pra todos , dia desses resolvi ir a uma palestra de meditação transcedental (david linch), para minha surpresa , no final da palestra divulgaram os preços para quem se interessasse em fazer o curso.
    saí de lá perplexo , como algo como meditação pode custar tão caro….
    até então não sabia a diferença entre meditação zazen e transcedental.
    abço a todos

    Responder
    • 7. brunoamato  |  12/02/2010 às 1:02 pm

      Bom, eu não conheço nada de meditação transcendental, então não sei o que te responder. Há várias formas de meditação, e Zazen é só uma delas – tão simples que pode ser feita sozinha, mas eu recomendaria conhecer um templo de Zen Budismo, conversar com alguém experiente que pode te orientar melhor, etc. Há outros rituais e e meditações um pouco mais complexos no Zen Budismo, mas o Zazen mais básico é realmente simples e um bom ponto de partida.

      Responder
  • 8. Humberto  |  12/09/2010 às 12:48 pm

    Voces precisam ler um livro chamado “O Poder do Agora” de um cara chamado Eckhart Tolle”. O único livre que já me trouxe paz. Ele fala um pouco de zen, um pouco de budismo, cristianismo. Muito bom mesmo.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

agosto 2009
S T Q Q S S D
    set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: