Humbug

18/08/2009 at 10:05 am 4 comentários

IMAGEM: Música para o Universo

IMAGEM: Música para o Universo

Arctic Monkeys, 2009

 Quando escrevo uma crítica (de um filme, ou o que for), eu tento não dar a impressão que os pontos positivos e os negativos da obra são coisas separadas. Pois isso cria a ilusão que é só retirar cirurgicamente (e com anestesia) esses defeitos e puxa, temos o melhor filme-livro-disco do mundo! A criação artística é um processo mais complicado que isso. O que eu e você enxergamos como problemas são partes inseparáveis das qualidades.

 Ouça, por exemplo, o primeiro disco dos Arctic Monkeys, o fenômeno de vendas Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not. É ótimo, mas clássico instantâneo do rock inglês? De jeito nenhum. O disco confia demais na voz áspera de Alex Turner e na bateria do Matt Helders (os Arctic Monkeys pareciam uma dupla ali, não uma banda). E o conjunto tem problemas de ritmo, começando forte demais e perdendo o gás. O que talvez até seja adequado para letras sugerindo baladas e confusões com tipos suspeitos, seguidas da inevitável ressaca.

 Depois disso, os garotos ingleses trouxeram Favourite Worst Nightmare e agora este Humbug, do qual até gosto mais que o anterior. Alex Turner aprendeu a variar a voz, os outros integrantes contribuem mais, as canções estão melhor distribuídas. Os Arctic Monkeys amadureceram, mas o que eles ganharam com isto exatamente? Eu escutei esses dois discos várias vezes nos últimos dias. Eu gosto das canções, quase todas, aliás. Mas sinto que o grupo perdeu parte da personalidade. Não acho que repetir o passado (Whatever…) seja a resposta. Só acho que mais sujeira e desequilíbrio podem trazer um futuro mais interessante pros Arctic Monkeys.

UPDATE 19/08/09: Ouça Crying Lightning . Talvez a melhor faixa de Humbug.

Anúncios

Entry filed under: Música. Tags: , , , , , , , , , , , .

Cineclube Equipe – Investigação do cinema no Brasil Arraste-me para o Inferno

4 Comentários Add your own

  • 1. Rodrigo Beleza  |  18/08/2009 às 9:41 pm

    Fala Bruno!
    Estive bastante ocupado com os estudos.
    O que aconteceu com o blog anterior?

    Tenho assistido vários filmes de terror. Esses dias vi no cinema Arreste-me para o inferno. Gostei bastante, é bem no estilo do Evil dead, misturando terror e humor. O que você recomenda no gênero?

    Abraço.

    Responder
    • 2. brunoamato  |  19/08/2009 às 8:40 am

      Tudo jóia Beleza? Não aconteceu nada com o blog anterior, ele continua on-line inclusive. Só cansei do visual, da proposta dele, etc. Eu tava precisando de uma mudança mesmo.

      Arraste-me para o Inferno é muito bom, que legal que você gostou também. To longe de ser entendido em terror, infelizmente. Dos filmes recentes, o coreano (tem em DVD) O Hospedeiro é um ótimo terror com (alguns) momentos engraçados. Abismo do Medo é muito, muito bom também, mas esse é um terror sério.

      Abraços!

      Responder
  • 3. Rodrigo Beleza  |  20/08/2009 às 2:15 pm

    Vou tentar assistir Abismo do Medo.

    Mas tenho procurado mais os filmes de terror das décadas de 60 e 70, esses sim são insuperáveis. Tipo Suspiria e The Legend of Hell House.

    Tem um com o Orson Welles (!!) e a Pamela Franklin que não consigo achar de jeito nenhum, The Witching.

    Se você ainda não assistiu The Evil Dead, também do Sam Raimi, vale a pena.

    Responder
    • 4. brunoamato  |  20/08/2009 às 3:01 pm

      Nunca vi esse Legend of Hell House, mas já ouvi falar muito bem. Suspiria é genial, aliás, sou fã do diretor Dario Argento (fez e ainda faz algumas porcarias, mas também muita coisa boa).

      Esse The Witching também não vi, mas descobri que o filme é mais conhecido por outro título: Necromancy e é de 72. Talvez por isso vc não tenha encontrado ele até agora…

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

agosto 2009
S T Q Q S S D
    set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: