Dark Side

23/08/2009 at 12:22 pm Deixe um comentário

20° Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo
Para saber mais sobre o Festival, clique aqui.

O Assassinato Horrivelmente Lento com uma Arma Extremamente Ineficiente
Richard Gale, EUA, 2009

 Um curta eficiente na sua proposta. É um falso trailer (inclui até narrador sensacionalista) anunciando a próxima sensação dos cinemas: um filme de terror sobre um assassino armado com uma colher! Basicamente, uma sátira aos trailers, assunto que – sejamos sinceros – dispensa sátira. Geralmente acho cansativo esse humor espertinho, de piadas prontas. Mas, que bom, algumas delas são mesmo engraçadas.

A Casa da Praia
Sandro Casarini, Brasil, 2009

 O promissor diretor Casarini se esforça e até consegue criar alguma tensão na situação de cinco amigos cujas férias na praia são interrompidas por acontecimentos estranhos. Infelizmente, o roteiro, apesar de ter boas idéias, põe tudo a perder. Um diálogo ruim deixou óbvio para mim qual era o segredo de um dos personagens. Mas apesar do desfecho ser previsível, ainda assim ele é confuso e sem força.

Mamá
Andrés Muschietti, Espanha, 2008

 O melhor da sessão, sem dúvida. A prova de que às vezes, menos realmente é mais no cinema, especialmente em curtas. É o menor filme da sessão (três minutos) e o único assustador. Aliás, muito assustador. Começa criando estranheza ao mostrar a personagem principal, uma menina, andando de costas sem motivo aparente. Aí o curta rapidamente nos deixa apreensivos com o destino de duas crianças com medo da própria mãe. O final é apavorante, medonho e sem explicações. Tudo isso filmado em um único plano sem cortes. Excelente!

Delaney
Carles Torrens, Espanha/EUA, 2008

 São duas tramas paralelas: uma família que administra um motel de estrada e uma menina apaixonada por seu amiguinho. Esses personagens se cruzam, mas de maneira ligeiramente imprevisível. Foi o que mais gostei na sessão, perdendo apenas para Mamá. Não dá medo, mas esse é justamente o ponto forte do curta. Pois o que incomoda a platéia, no bom sentido, é que o curta não condena e até enxerga com simpatia seus personagens, psicopatas capazes de QUALQUER coisa. As atuações são ótimas.

Monster
Jonas Westbom, Suécia, 2009

 Filme de terror “de arte”, “humano” e “psicológico”, no que essas expressões podem ter de pior no cinema. O diretor faz questão de deixar claro que o monstro é a imaginação de um menino distorcendo um trauma bem real. Óbvio e banal.

As Mãos de Laura
Maurício Carvalho, Brasil, 2009

 Homem tenta achar a mulher perfeita. Dolorosamente previsível e ruim.

Bloco D
Vinícius Casimiro, Brasil, 2009

 Algumas experimentações curiosas com cores. E só.

Gone Golfing
Maximilien Dejoie, Itália/França, 2008

 Incrivelmente tosco, algo que o curta utiliza a seu favor no começo. Provavelmente inspirado pelo longa austríaco Funny Games do Michael Haneke. É basicamente uma seqüência de crimes violentos, que começa de forma inesperada e sem causa aparente – mas no fim há uma explicação boboca… Ruim, mas curioso apesar disso.

La rubia del baño
Daniel Barosa, Argentina, 2009

 Versão argentina da nossa lenda brasileira. Assim como o curta Mamá, trata-se de uma única cena de terror. Exceto que não assusta, apesar de ter algumas imagens surreais notáveis.

Anúncios

Entry filed under: Cinema. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , .

Arraste-me para o Inferno Internacional 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

agosto 2009
S T Q Q S S D
    set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: