A Elegância de Woody Allen – mais 2 filmes

01/12/2009 at 3:30 pm 2 comentários

A Outra (Woody Allen – 1988 – EUA)

Eu sempre tive preconceito com os filmes “sérios” e bergmanianos do Allen (que não atua aqui), talvez por ter más recordações de Interiores. Mas gostei muito de A Outra, um de seus melhores e menos conhecidos trabalhos.

No começo, Marion (Gena Rowlands, excepcional) se apresenta para nós como uma mulher razoavelmente bem sucedida – acadêmica respeitável, bem casada e madrasta responsável. Um dia ela ouve a sessão de terapia de outra mulher, de problemas muito parecidos com os seus. O incidente desperta memórias importantes da protagonista.

Conforme o filme vai se fracionando entre passado e presente, mais você entende quem Marion é, ou melhor, o que ela teve que sacrificar para ser quem é. No processo, se questiona se valeu a pena. Percebe que, como construiu sua identidade, pode construir outra, talvez melhor.

Portanto, ela passa por processo semelhante a terapia, mas no fundo filme defende que o ser humano só precisa falar e ouvir o outro (A Outra) DE VERDADE para escutar a si próprio. Allen risca quase tudo que não é essencial (mas às vezes quase derrapa no excesso de flash-backs) e se concentra apenas nos atores. É um de seus filmes mais rigorosos e emocionantes.

A Rosa Púrpura do Cairo (Woody Allen – 1985 – EUA)

Rever A Rosa Púrpura do Cairo não mudou minha opinião: ainda é um belo filme, mas superestimado. Minha principal reclamação é a divisão simplista entre o “mundo real” e o filme-dentro-do-filme. No primeiro, todos são ruins e decepcionantes, no segundo, todos são bons e confiáveis – como se mesmo os filmes mais comerciais fossem assim.

O destaque fica pros divertidos momentos de Jeff Daniels tentando entender a vida real – “não há fade-out depois do beijo?” – e uns momentos realmente tocantes. Em especial, o desfecho, quando Mia Farrow (em grande momento) tem que escolher entre a vida real e viver dentro do filme é uma das sequencias mais bonitas e tristes da carreira do Allen.

Anúncios

Entry filed under: Cinema. Tags: , , , , , .

Panorama Sesc do Cinema Suíço 2009 – dia 4 Tokyo!

2 Comentários Add your own

  • 1. valeska  |  02/04/2010 às 10:52 pm

    Oi Bruno, estou baixando A Outra. Estava tão curiosa que cheguei até aqui. Escutar o outro é algo muito bonito. Estou mais ansiosa ainda … bjs

    Responder
    • 2. brunoamato  |  02/04/2010 às 11:17 pm

      Que legal Valeska! Espero que goste desses filmes tanto quanto eu. Depois diga o que achou do filme! Bjs.

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

dezembro 2009
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: