Invictus

12/01/2010 at 1:22 pm 6 comentários

Invictus
Clint Eastwood – 2009 – EUA

Em Invictus, Nelson Mandela (Morgan Freeman, esbanjando carisma) é solto da prisão e eleito Presidente, oficialmente encerrando o apartheid. Mas a África do Sul pode desmoronar diante dos medos dos brancos e ressentimentos dos negros.

Para unir a população, Mandela tem a idéia de incentivar o time nacional de rugby (amplamente desprezado pelos negros) a ganhar o campeonato mundial, tornando-o um símbolo patriótico. O resto é previsível. A equipe, liderada por Matt Damon, vence o campeonato e todos são felizes para sempre (pena que, segundo dados sobre pobreza e violência do país, as coisas não caminharam assim). Contudo, este filme é muito menos ingênuo do que você pode supor.

Logo no começo Mandela explica a uma assessora que incentivar o rugby é vital para conquistar a minoria branca, pois ela controla a polícia e os negócios. A assessora o questiona se é tudo “um cálculo político”. Inseguro, ele responde que “é um cálculo humano”.

É legítimo usar armas políticas questionáveis – manipulação, demagogia, pieguice, populismo, espetáculo – para conquistar metas nobres como o fim do racismo? Eu só digo que Clint Eastwood sabe que apenas boas intenções não mudam as pessoas. É preciso atingi-las (e seu filme renderia uma boa sessão dupla com Milk, de Gus Van Sant).

Por exemplo, veja como Clint filma a família de Damon. A princípio, estão temerosos com um negro no poder – e só Damon, com um movimento sutil da cabeça, parece reconhecer a existência da empregada negra na casa. Mas os olhos deles passam a brilhar orgulhosos quando seu garoto é convidado para conversar com “O Presidente”.

São contradições como essa, típicas das relações de poder e cooperação (preste atenção nos olhares dos coadjuvantes), que realmente interessam ao cineasta. Portanto, por trás da aparência convencional, este é um grande filme sobre a política em ação.

Invictus tem estreia prometida no Brasil para 29 de janeiro.

OBS: como em Gran Torino, Invictus mostra o talento de Clint para comédia: o filme tem cenas muito engraçadas.

Anúncios

Entry filed under: Cinema. Tags: , , , , , , , , , , , .

Lula, o Filho do Brasil Human Target S01E01

6 Comentários Add your own

  • 1. Ailton Monteiro  |  12/01/2010 às 1:29 pm

    O filme mostra Mandela se separando da esposa logo que sai da prisão? Eu só me lembro do Chris Rock comentando isso num show de stand up comedy em que fala das desvantagens do casamento. hehehe

    Responder
    • 2. brunoamato  |  12/01/2010 às 1:36 pm

      Não exatamente, a família do Mandela praticamente não aparece no filme (ele não se dá bem nem com a filha), em contraste com a família estável e sempre presente do Matt Damon.

      Eu lembro desse stand up do Chris Rock. Muito engraçado mesmo: “Mandela passou décadas na prisão sendo torturado. Alguns meses casado e ele disse que não aguenta mais!” hehe

      Responder
  • 3. Ailton Monteiro  |  12/01/2010 às 2:26 pm

    Hahaha! Isso mesmo!! Sensacional! Isso pra quem é solteiro é quase um alívio. heheh

    Responder
    • 4. brunoamato  |  12/01/2010 às 2:34 pm

      Só pra quem é solteirão convicto. Quem é aberto a idéia de casar se sente intimidado haha

      Responder
  • 5. zaboobs  |  18/01/2010 às 9:26 am

    Eu vi o filme, li o livro e sou jogador de rugby. Vou comentar algo que todo mundo comenta, o livro é bem melhor. Mas o filme não é de todo ruim é bem bacana mas me pareceu que tudo acontece rápido demais. Gostei dele e numa escala de 1 a 5 que uso no meu blog dei a ele 3 HR´s. Na verdade eu esperava mais ode ser pelo fato de estar mais envolvido do que a maioria.

    Responder
    • 6. brunoamato  |  18/01/2010 às 10:45 am

      Não li o livro – já o filme, eu prefiro a parte mais política dele. Tudo que envolve diretamente o rugby eu achei menos interessante. Altas expectativas podem atrapalhar mesmo. Reveja o filme daqui há um tempo e com cabeça mais fria. Abraços.

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

janeiro 2010
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: