O Fim da Escuridão

24/02/2010 at 12:12 pm 2 comentários

Martin Campbell – 2010 – EUA

ATENÇÃO: texto contém vários SPOILERS de O Fim da Escuridão, incluindo o final do filme.

Misto de filme de conspiração com de vingança, O Fim da Escuridão é estrelado por Mel Gibson como policial investigando morte da filha (Bojana Novakovic) em circunstâncias misteriosas, envolvendo corporações e armas nucleares.

Eu não entendi vários pormenores da trama (por que matar a tiros alguém que você envenenou, por exemplo?) e essa incapacidade do filme em materializar a conspiração dilui seu aspecto político. Entretanto, o cineasta Martin Campbell (do 007 Cassino Royale) dá uma atenção ao atores que filmes menores do gênero não dão – como Gibson entregando a idade ao ofegar depois de uma luta. Ainda mais importante é o tempo considerável que Campbell investe mostrando o processo de luto do herói.

Em geral, nos filmes de vingança banais, o ente querido morto é esquecido pelo filme tão logo cumpra o papel de fazer a vingança começar. Já Campbell deixa claro que a morte dela o abalou de verdade (sua dor é maior porque a morte dela interrompeu a reconciliação deles, detalhe que só se percebe nas entrelinhas).

Destaco Gibson segurando a filha morta nos braços e orando, plano lembrando a Pietà. Como Gibson é católico fervoroso, é possível que seja um toque pessoal dele (sim, atores podem ser autores). Mas no final do filme, em seu último plano, a Pietà se inverte. Em seguida, pai e filha saem abraçados ignorando as autoridades mundanas (na forma de médicos e policiais) – o plano-sequência sugere que a paz e conforto que o herói tanto buscou não existem neste mundo, só no outro.

OBS: Por que a água – na forma de chuva, praia, rio, torneira, etc – é um elemento tão recorrente no filme? Algum palpite?

Anúncios

Entry filed under: Cinema. Tags: , , , , , , .

Lost S06E04 Lost S06E05

2 Comentários Add your own

  • 1. Ailton Monteiro  |  24/02/2010 às 12:59 pm

    Não tinha reparado no lance da água (que, por acaso, também aparece com força em SINAIS e em diversos filmes do Shyamalan). Deve ter a ver com o cristianismo, já que é um simbolismo forte de Peixes (olha eu misturando cristianismo com astrologia. hehehe).

    Responder
    • 2. brunoamato  |  24/02/2010 às 1:26 pm

      Eu também pensei no cristianismo, simbolismo com o batismo, etc. Mas a água nem sempre aparece de forma positiva no filme (os corpos no rio, a morte da filha na chuva, etc). Pode ter algo a ver com mostrar o alcance daquela corporação que corrompe e envenena tudo que toca, incluindo a água, o rio, etc. Talvez eu só chegue a uma conclusão revendo o filme.

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

fevereiro 2010
S T Q Q S S D
« jan   mar »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: