Vírus (Carriers)

02/04/2010 at 5:27 pm Deixe um comentário

Àlex Pastor, David Pastor – 2009 – EUA

Neste belo filme B, nosso mundo foi devastado por um vírus mortal. Mas – atenção – não se trata de filme de zumbi, pois o vírus só provoca mortes naturais. A única cena que evoca esse tipo de filme é tão despropositada que deve ter sido enxertada na narrativa por produtores para vendê-lo no trailer.

Na verdade Carriers lembra mais, no cinema recente, Fim dos Tempos do Shyamalan, mas sem o humor e virtuosismo do indiano – ao contrário, o filme é seco e direto. O suspense está nos cuidados constantes que os quatro protagonistas tomam para não serem infectados. As ameaças que eles encontram pelo caminho – é um road movie – jamais crescem e se desdobram em outros conflitos. É a relação entre o quarteto o verdadeiro foco da narrativa. Por exemplo, veja como a personagem de Emily VanCamp de forma passiva-agressiva se esquiva de participar das decisões difíceis do grupo e os manipula sutilmente quando precisa.

Quem antipatizou com o personagem de Chris Pine ser o macho alfa da turma não percebeu o quanto os outros o colocaram numa posição difícil. E o melhor: os cineastas espanhóis Àlex e David Pastor têm confiança em si para mostrar isso sem precisar sublinhar. É justamente no relacionamento do grupo que melhor se sente os efeitos do fim do mundo.

Em outros filmes do gênero, as leis podem ter sido revogadas, mas sempre há um personagem que toma atitudes corretas. Neste aqui, um dos protagonistas mata dois inocentes por motivos fúteis e permanece sendo um ponto de identificação. Esse niilismo é o que Carriers tem de mais interessante e por isso mesmo ele se torna frouxo quando tenta dar discurso, como no desfecho. Que tinha que ser esse mesmo, mas é apressado e mal-resolvido; uma narração em off em busca de significado, quando o forte do filme é a destruição de significados.

Anúncios

Entry filed under: Cinema. Tags: , , , , , .

Lost S06E08 Lost S06E09

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

abril 2010
S T Q Q S S D
« mar   set »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: