Aurora

04/11/2010 at 1:59 pm 3 comentários

Cotação: * *
Cristi Puiu (França/Alemanha/Suiça/Romênia, 2010)

O filme durante suas (cansativas) três horas de duração acompanha seu protagonista nas atividades mais prosaicas: dirigir, tomar banho, organizar a mudança de casa, discutir com vizinhos sobre um possível vazamento, decidir se calça chinelos ou sapatos em casa, etc. O cineasta Cristi Puiu filma tudo isso em cenas longas, de câmera quase imóvel, com poucos cortes e fotografia realista.

Ou seja, aparentemente Aurora é muito semelhante aos outros filmes romenos recentes exibidos em festivais – só mais inchado. Por exemplo, em várias seqüências o posicionamento de câmera e os tempos mortos são geniais; em outras, parecem pura preguiça.

Mesmo quando percebemos que o personagem principal também está planejando matar alguém, o formato do filme permanece consistente. A câmera não desgruda das ações do protagonista durante sua trajetória, embora jamais entendamos suas motivações homicidas. No desfecho deliberadamente frustrante, o protagonista descreve minuciosamente tudo que fez, mas é incapaz de expressar com clareza seus motivos, como o filme em si, aliás. Seria Aurora uma crítica de Cristi Puiu a esse modelo de cinema romeno?

Anúncios

Entry filed under: Cinema. Tags: .

Cotações da Mostra SP (até 02/11) Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas

3 Comentários Add your own

  • 1. Cesar Mendonca  |  15/11/2010 às 2:07 pm

    Concordo com voce.
    Assisti metade do filme e nao consegui terminar (coisa que nao me acontece com frequencia), estava cansado, pois o filme era parte de um festival e ja era o terceiro que assistia no dia.
    Mas fiquei com a impressao de que talvez pudesse ate ser interessante, mas alguma coisa era entranha nele… sei la mas acho essa estetica de querer entediar o espectador meio furada.
    Tem algum outro filme do Puiu que voce tenha assistido e gostado? Se vc tiver uma dica manda ai!
    Brigado e grande abraco.

    Responder
    • 2. brunoamato  |  15/11/2010 às 6:21 pm

      Oi Cesar. Eu gosto do filme (até considerei dar * * *, que é filmão, ao invés das * * que você viu no post), mas de fato ele não é uma experiência fácil, ainda mais num festival corrido como a mostra, vendo 3, 4 ou mais filmes por dia. Cá entre nós, não sou dos maiores fãs desse novo cinema romeno e sua estética de entediar o espectador (bom, normalmente eu não usaria essas palavras hehe mas agora tá valendo). O que me interessa no Aurora é como o Puiu parece tentar mostrar os limites dessa proposta, o que achei muito curioso.

      Por fim, nunca viu nenhum outro Puiu, mas amigos meus que viram A Morte do Sr. Lazarescu (exibido anos atrás no Festival do Rio, salvo engano) gostaram muito e geralmente se referem a ele como o melhor de todos esses filmes romenos recentes.

      Espero ter ajudado. Um abraço e volte sempre!

      Responder
      • 3. brunoamato  |  15/11/2010 às 6:27 pm

        Não sei se ficou muito claro, então deixa eu reforçar mais um pouco: o que achei muito interessante no Aurora é que o diretor parece querer esgotar essa fórmula de cinema romeno justamente através do exagero (o filme é MUITO longo, os acontecimentos são MUITO banais, etc).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

novembro 2010
S T Q Q S S D
« out    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: