Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas

05/11/2010 at 9:47 pm 5 comentários

Cotação: * * * *
Apichatpong Weerasethakul (Tailândia/Inglaterra/França/Alemanha/Espanha/Holanda, 2010)

Em muitos aspectos é dos filmes mais simples deste tailandês genial. Simplicidade enganosa. Ele fez um filme de grande imersão cinematográfica. Ver este filme é como ver um filme pela primeira vez. Tio Boonmee, que está morrendo, passa seus últimos dias com parentes em sua fazenda, onde a presença de seres como fantasmas e homens-macaco será constante.

Mesmo após o primeiro contato da família com o sobrenatural, Apichatpong gasta um tempo considerável mostrando os personagens no dia seguinte em atividades simples: conversando sobre a produção de mel, brincando com um cachorro, ou fazendo diálise (caso de Tio Boonmee), etc, como se o fantástico fosse tão importante quanto o cotidiano (rural). A partir daí, os momentos de deleite visual só aumentam e se intensificam (na verdade o som do filme também é espetacular, outro grande responsável por sua força entorpecedora).

Tentar explicar este filme em palavras, num texto como este (curto e sem outras fotos) parece inútil e uma traição. Sua beleza é evidente e dispensa palavras (embora haja um discurso político na obra: a floresta do filme é repleta de outros tipos de fantasma, já que Tio Boonmee lembra temeroso dos comunistas que matou anos atrás e os homens-macaco são uma minoria perseguida).

Basta dizer que após o fim da jornada, o cineasta reserva um desfecho de significado que me pareceu claro: estamos na cidade com outros personagens (ou outra versão dos mesmos personagens) num recinto fechado. Eles se duplicam (!). Uma versão deles vai num bar de karaokê, enquanto a outra infelizmente prefere o comodismo da TV (o plano final do filme). Como se Apichatpong dissesse “Viram? Para aproveitar a vida não é preciso uma aventura fantástica na floresta nem um fim de semana na fazenda, só de imaginação.” Uma lição que todos nós precisamos.

Anúncios

Entry filed under: Cinema. Tags: , .

Aurora Um Homem que Grita

5 Comentários Add your own

  • […] This post was mentioned on Twitter by Bruno Amato, Bruno Amato. Bruno Amato said: Meu post sobre o filme "Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas" http://tinyurl.com/25jj7cl […]

    Resposta
  • 2. Denise Neves  |  09/11/2010 às 9:27 am

    Ótimo texto, Bruno. Não vi o filme, mas realmente estão todos com a mesma opinião. E sobre imaginação, que vc coloca como conclusão do filme, estou escrevendo sobre isso no blog tb, usando Alice no País das Maravilhas.

    Resposta
    • 3. brunoamato  |  09/11/2010 às 11:15 am

      Obrigado Denise! Ouvi falar que o filme foi comprado, então cedo ou tarde deve ser exibido no circuito. Fique de olho! E volte sempre! Beijos.

      Resposta
  • 4. Flávio  |  23/12/2010 às 3:07 am

    Olá, Bruno.

    Q texto bacana. Sucinto, informativo, analítico. Obrigado.

    Abraços,
    Flávio
    @aquistapace

    Resposta
    • 5. brunoamato  |  23/12/2010 às 9:50 am

      Obrigado Flávio. Volte sempre!

      Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

novembro 2010
S T Q Q S S D
« out    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: